Pular para o conteúdo principal

Cronograma Capilar - O queridinho dos cabelos danificados

Oláá Ciindereelaas!! :)

Bom, hoje eu vim aqui para falar um pouquinho com vocês sobre esse fenômeno da internet, que se tornou o "Cronograma Capilar". 

O que é Cronograma Capilar?
O cronograma capilar nada mais é, que uma programação de cuidados que você faz para o seu cabelo de acordo com as necessidades dele. E o quais são essas necessidades? 

Basicamente, o fio necessita de três coisitas:

Hidratação: A hidratação nada mais é do que repor a água dos fios. O nosso cabelo, assim como o nosso corpo, precisa de hidratação para ser saudável. Um cabelo desidratado fica opaco e ressecado.

Nutrição: A nutrição é responsável por alimentar os fios. E o alimento dos fios são os lipídios, a gordura. Ela é a responsável pela oleosidade do cabelo. Cabelos sem oleosidade ficam com muito frizz e sem definição.

Reconstrução: A reconstrução é a responsável por repor as proteínas do fio, a massa capilar. Quando o cabelo passa por muitos processos químicos ele tende a ficar poroso, quebradiço, fino e elástico.

Para aderir ao cronograma capilar, primeiramente você precisa identificar do que o seu cabelo necessita mais, ou seja, quais das três etapas você precisará dar maior ênfase. E isso irá depender do SEU TIPO DE CABELO, é claro. Ou seja, se o seu cabelo é liso, cacheado, oleoso, ressecado etc... Do que ele necessita mais???

Em cada fase, existe uma máscara específica para ser usada, ou seja, uma de hidratação, outra de nutrição e por fim uma de reconstrução. E como identificar e diferenciar cada máscara? No começo, não é tão simples, mas depois vai ficando mais fácil.

Hidratação: As máscaras dessa fase devem conter em suas composições basicamente, extratos vegetais (plantas ou frutos); Pantenol; Vitamina B5; Aloe Vera; Glicerina; Proteína hidrolisada de milho, arroz, soja ou seda; Mel e açúcares.

Nutrição: Máscaras com óleos e manteigas na fórmula, são de efeito nutritivo. Lembrando que deve ser óleo vegetal (ex: óleo de argan, amêndoas, coco etc...) Manteigas (karité, cacau, abacate, cupuaçu, muru muru, ceramidas, tutano e proteínas).

Reconstrução: São máscaras à base de queratina, creatina, arginina, colágeno, cisteína e aminoácidos...

******Importante é que em qualquer uma dessas fases, seus produtos não podem conter: Parafina, óleo mineral, vaselina e petrolatos.

Bom, basicamente é isso. Eu estou no meu segundo mês de cronograma capilar. E tenho A-MA-DO os resultados dele no meu cabelo.

O cronograma que eu sigo é esse daqui:


Se vocês quiserem, posso fazer um post focando nas máscaras, dando exemplo de algumas para cada uma das etapas. Também posso dar umas dicas de como potencializar a sua máscara para que ela tenha mais efeito.

Me perdoem por esse cabelo AMARELO HORRÍVEL!!! :O
A foto da esquerda foi tirada em 06.06.14, quando dei início ao tratamento, e a foto da direita foi tirada em 06.07.14, depois de um mês já vi uma certa diferença. E vocês? O que acharam?

Bom meninas, por hoje é isso, qualquer dúvida é só me perguntar. ;)
Espero que tenham curtido. 

Beiijos iluminados e borá cuidar das madeixas!! ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Filmes Infantis Para Refletir

Olaaa meus amores!! Tudo bem? Quem me conhece sabe que eu adoro filmes e livros infantis. Eles sempre abordam temas bem maduros de uma maneira muito leve e sensível. E hoje saiu o trailer do filme "Meu malvado favorito 3" e eu descobri que "Detona Halph 2" esta confirmado para 2018. Seriiooooo eu sou completamente apaixonada pelo Halph, me identifico tanto com ele... sem dúvidas é o meu filme favorito da vida (de animação haha). Sendo assim... Resolvi fazer um post bem legal para que vocês possam desfrutar de filmes que nos ensinam tanto e estão longe de ser apenas uma animação para crianças. 10 - A ERA DO GELO Um filme de animação engraçadinho?! Pode até ser, talvez por que você nunca tenha parado para pensar em tudo o que o filme nos ensina. Primeiro de tudo. Você reparou que o grupo deles é composto por uma preguiça, um mamute e um tigre??!! Quanta diversidade. Assista novamente e veja que: Devemos preservar o meio em que vivemos. Aceite a diversi

Primeira semana de aula - E agora?!

Olá meus amores! Tudo bem?! Olha só... Hoje o post será referente a primeira semana de aula, que normalmente serve mais como uma adaptação, e podemos Chamar de "Semana de acolhimento". Nessa semana, procuramos por atividades mais diversificadas, afim de socializar e agregar valores aos novos alunos.  Para quem não sabe, sou professora da Prefeitura de Praia Grande, e esse é o meu segundo ano lecionando ❤❤  Eu terminei a faculdade em julho de 2015. Ano passado estava com o 2° Ano e confesso que fiquei APAIXONA!!! Sempre amei alfabetização... Então nem preciso dizer né... Mas enfim. Esse ano estou com o 3°Ano. São maravilhosos também.  Voltando. A primeira semana, é o momento em que temos a oportunidade de conhecer e de ser conhecido pelos educandos. Nessa fase, eles reforçam amizades, constroem outras, e nós, educadores, aproveitamos o momento para observar cada um deles. E saber o que fazer e como fazer.  Sendo assim, montei meu planejamento seguindo basicamente o ob

30 Fatos Sobre a Pedagogia

Olá meu amores! Tudo bem?! Tudo certin?! Olha só, estive pensando sobre o que postar essa semana e decidi falar um pouquinho mais sobre a minha profissão, a Pedagogia. Para isso, vim contar 30 fatos que talvez você não saiba e se sabe, vai se identificar. Então... Borá lá! 1 - A fase do estágio é definitivamente um divisor de águas. 2 - Você não faz uma faculdade de 4 anos apenas para brincar com crianças. 3 - Você só aprende na prática. 4 - Você irá trabalhar muito mais do que as horas previstas. Principalmente aos domingos. 5 - Pode parecer clichê. Mas a verdade é: Você precisa amar o que faz para fazer bem feito. 6 - Você aprende muito mais com as crianças, do que elas aprendem com você. 7 - Se você não gosta da profissão, não trabalhe com isso. Você e seus alunos serão muito infelizes. 8 - Crianças são seres apaixonantes. 9 - Você precisa estudar. 10 - Saiba ouvir. 11 - Saiba falar. 12 - Você pode ser firme e amável ao mesmo tempo. 13 - Idade diferente