Pular para o conteúdo principal

Papo de pedagoga - Regras e Combinados

Olaaaaa meus amores?!
Tudo bem?!😊

Estou de volta hoje para falar de um assunto, que eu particularmente, A-DO-RO! "Combinados". Mas afinal, para que servem?!

Bom minha gente, os combinados são nada mais nada menos, do que "regrinhas básicas" para a boa convivência. Afinal, não importa a idade, as regras fazem parte da sociedade, e devemos aprender desde cedo a conviver com as mesmas. Saber que o seu direito termina onde começa o direito do outro, é FUN-DA-MEN-TAL!!!

E é por isso que desde cedo, nossos pequenos devem aprender a conviver com as regras e combinados, pois, não há como viver uma vida onde pode-se fazer tudo o que se quer, na hora, do jeito e com quem se quer.

Sendo assim, tanto os pais quanto a escola devem ajudar as crianças a aprimorarem suas formas de convivência, tornando-as mais amáveis, alegres e sociáveis.

Na escola, existem varias maneiras para estabelecer os combinados, mas na minha opinião, a melhor forma para se trabalhar é confeccionar um cartaz e deixa-lo visível para todos.

Eu faço assim: Na primeira semana de aula, depois de trabalhar alguns valores como o respeito, fazemos uma roda de conversa. Gosto muito de ler um texto, ou uma história. Em seguida trocamos ideais, sobre o que é respeito, o que eles julgam ser certo ou errado. Após uma longa conversa, (longa mesmo, por que eles adoram bater papo e contar coisas que aconteceram em suas vidas...RS) digo que iremos fazer juntos alguns combinados da sala.

Eles adoram! Participam demais! Nós elaboramos 10, eu confeccino o cartaz em casa e colo na parede para que seja visto todos os dias por todos os alunos. É importante relembra-los diariamente, fazer a leitura, para que assim não passe em branco qualquer atitude que fuja do correto.

Além disso, quando o cartaz fica exposto, eles tem a oportunidade de se autoavaliar, e avaliar os colegas, apontando onde cada um errou e como podem melhorar.

Enfim... Os combinados são indispensáveis e contribuem demais para o desenvolvimento dos alunos.


Usei papel cartão azul e branco, cola branca, Eva, (cores variadas) régua, tesoura, lápis e caneta.

Cortei o papel cartão branco ao meio e fiz dez retângulos com cerca de 15x5cm.

Ficou assim ohh.

Em seguida escrevi os combinados nos retângulos. Cada combinado em um retângulo.

E ficou assim. Escrevi "Combinados" com o Eva, e fiz duas Corujinhas super fáceis. Prontinho. Eles adoraram. 😊

P.S: Desconsiderem o "a todos" craseado.

Por hoje é isso meus amores!
Beijos iluminados e até mais! 💕

Comentários

  1. Parabéns professora, ótimo trabalho, rrespeitar regras e extremamente importante, melhor ainda quando os próprios alunos após trabalharem uma série de conceitos conseguem estabelece-las de forma consciente e natural.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha e pelo comentário! Leio todos com muito amor e carinho!

♥ Conhece a minha FanPage? Curte lá vai :)
♥ Todas as sugestões de post ou duvidas, são super bem-vindas.
♥ Deixe o link do seu blog, assim posso ir lá te fazer uma visita também.

Obrigada e fique a vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Filmes Infantis Para Refletir

Olaaa meus amores!! Tudo bem? Quem me conhece sabe que eu adoro filmes e livros infantis. Eles sempre abordam temas bem maduros de uma maneira muito leve e sensível. E hoje saiu o trailer do filme "Meu malvado favorito 3" e eu descobri que "Detona Halph 2" esta confirmado para 2018. Seriiooooo eu sou completamente apaixonada pelo Halph, me identifico tanto com ele... sem dúvidas é o meu filme favorito da vida (de animação haha). Sendo assim... Resolvi fazer um post bem legal para que vocês possam desfrutar de filmes que nos ensinam tanto e estão longe de ser apenas uma animação para crianças. 10 - A ERA DO GELO Um filme de animação engraçadinho?! Pode até ser, talvez por que você nunca tenha parado para pensar em tudo o que o filme nos ensina. Primeiro de tudo. Você reparou que o grupo deles é composto por uma preguiça, um mamute e um tigre??!! Quanta diversidade. Assista novamente e veja que: Devemos preservar o meio em que vivemos. Aceite a diversi

30 Fatos Sobre a Pedagogia

Olá meu amores! Tudo bem?! Tudo certin?! Olha só, estive pensando sobre o que postar essa semana e decidi falar um pouquinho mais sobre a minha profissão, a Pedagogia. Para isso, vim contar 30 fatos que talvez você não saiba e se sabe, vai se identificar. Então... Borá lá! 1 - A fase do estágio é definitivamente um divisor de águas. 2 - Você não faz uma faculdade de 4 anos apenas para brincar com crianças. 3 - Você só aprende na prática. 4 - Você irá trabalhar muito mais do que as horas previstas. Principalmente aos domingos. 5 - Pode parecer clichê. Mas a verdade é: Você precisa amar o que faz para fazer bem feito. 6 - Você aprende muito mais com as crianças, do que elas aprendem com você. 7 - Se você não gosta da profissão, não trabalhe com isso. Você e seus alunos serão muito infelizes. 8 - Crianças são seres apaixonantes. 9 - Você precisa estudar. 10 - Saiba ouvir. 11 - Saiba falar. 12 - Você pode ser firme e amável ao mesmo tempo. 13 - Idade diferente

Primeira semana de aula - E agora?!

Olá meus amores! Tudo bem?! Olha só... Hoje o post será referente a primeira semana de aula, que normalmente serve mais como uma adaptação, e podemos Chamar de "Semana de acolhimento". Nessa semana, procuramos por atividades mais diversificadas, afim de socializar e agregar valores aos novos alunos.  Para quem não sabe, sou professora da Prefeitura de Praia Grande, e esse é o meu segundo ano lecionando ❤❤  Eu terminei a faculdade em julho de 2015. Ano passado estava com o 2° Ano e confesso que fiquei APAIXONA!!! Sempre amei alfabetização... Então nem preciso dizer né... Mas enfim. Esse ano estou com o 3°Ano. São maravilhosos também.  Voltando. A primeira semana, é o momento em que temos a oportunidade de conhecer e de ser conhecido pelos educandos. Nessa fase, eles reforçam amizades, constroem outras, e nós, educadores, aproveitamos o momento para observar cada um deles. E saber o que fazer e como fazer.  Sendo assim, montei meu planejamento seguindo basicamente o ob